segunda-feira, 18 de abril de 2016

Pratos decorados com paetês, renda, botão, barbantes...

Olá pessoal olha só que lindo.

Como fazer colagem em pratos de cerâmica decorativos com renda, botões, paetês e fios diversos - Trabalho premiado de Inês Barreto da Entre Artes


Como fazer colagem em pratos de cerâmica com

renda, paetês e barbante


Estes pratos de cerâmica decorativos artesanais, clássicos itens de decoração de muito bom gosto e 
elegância, foram criadas pela talentosa artesã blogueira Inês Barreto do blog EntreArtes e 
premiados pelo Blog dos Desafios.

Os materiais utilizados são botões, renda, paetês e contas de bijuteria, além de fios diversos, 
como juta, barbante e, até mesmo, papel torcido. Estas peças são exemplos de criatividade e
originalidade da artesã premiada. Inspire-se neste talento e crie seus pratos de cerâmica para
decoração agora mesmo!

Pratos decorados com paetês, renda, botão, barbantes...

Mas o processo criativo é uma coisa bem interessante, não é mesmo... Já estava começando a trabalhar com o barbante quando meu olho bateu nesse rolo de fio de papel torcido...











E o barbante ficou de lado... Minha ideia era brincar com contrastes entre o rústico e o não-rústico, entre o opaco e o brilhante... Por aí...

Olhei as minhas peças de metal para bijuteria... E escolhi... Mas a cor dominante era o cobre por causa 
do fio de bolinhas. Então, pintei com pasta ecológica cobre.


Fui procurar o "brilho"... E me lembrei de ter visto num programa de TV, o Design Divino, a ideia do 
elemento inesperado no contexto.

Pronto! Resolvido... Paetês marrons... É... Paetês para decorar um prato de cerâmica! Inusitado, não... 
E um grande botão de madeira para "arrematar" tudo...


E, então... O que estão achando?


E os outros pratos... Vamos conversar sobre eles agora...

O barbante entrou, finalmente, no terceiro prato, o de sobremesa... Mas antes dele eu fiz o outro grande... 
Com renda, é claro... Faço tantas coisas com rendas e apliques, né... Recortei um dos lados desse retalho 
de renda pra fazer roupa íntima. É... É isso mesmo! Minha prima, costureira em Rio das Ostras, deu-me
alguns retalhos. E tinha esse pedaço aí de renda com elastano matizada em tons de marrom.
Experimentei três modos de dispor a renda no prato. Fiquei em dúvida.

Ele ficou assim, afinal...























No prato de sobremesa, mais uma
vez pensei no contraste entre o opaco e o brilhante. Isso aparece nos dois tipos de barbante - um é em
algodão cru e o outro, de juta encerado - e na rosa. Essa rosa é de um tipo de EVA bem fininho. Eu a 
pintei em matizes de várias cores com verniz vitral.


http://entreartes1.blogspot.com.br/2013/01/prato-decorado-com-paetes.html

Eu fiquei apaixonada por este trabalho e quis compartilhar com vocês.

2 comentários:

  1. Onde você conseguiu encontrar o papel torcido? Pois estou a procura e não encontro. Agradeço se puder me ajudar!

    ResponderExcluir