terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O Anel



Imagem relacionada

O Anel
Quanto você vale?
- Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada. Dizem-me que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?
O professor, sem olhá-lo, disse:
- Sinto muito meu jovem, mas não posso te ajudar, devo primeiro resolver o meu próprio problema. Talvez depois. 
E fazendo uma pausa, falou:
- Se você me ajudasse, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois talvez possa te ajudar.
- C...claro, professor, gaguejou o jovem, que se sentiu outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu professor. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e deu ao garoto e disse:
- Monte no cavalo e vá até o mercado. Devo vender esse anel porque
tenho que pagar uma dívida. É preciso que obtenhas pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte com a moeda o mais rápido possível. 
O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado, começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saíam sem ao menos olhar para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel. Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas.
Depois de oferecer a jóia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação e seu professor e assim podendo receber ajuda e conselhos. Entrou na casa e disse:
- Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel. 
- Importante o que disse, meu jovem, contestou sorridente o mestre. - Devemos saber primeiro o valor do anel. Volte a montar no cavalo e vá até o joalheiro. Quem melhor para saber o valor exato do anel? Diga que quer vendê-lo e pergunte quanto ele te dá por ele. Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda. Volte aqui com meu anel.
O jovem foi até o joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro examinou-o com uma lupa, pesou-o e disse:
- Diga ao seu professor, se ele quiser vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel. 
O jovem, surpreso, exclamou:
- 58 MOEDAS DE OURO!!!
- Sim, replicou o joalheiro, eu sei que com tempo poderia oferecer cerca de 70 moedas , mas se a venda é urgente...
O jovem correu emocionado para a casa do professor para contar o que ocorreu.
- Sente-se, disse o professor, e depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou, disse:  
- Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única. E que só pode ser avaliada por um expert. Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor???
E dizendo isso voltou a colocar o anel no dedo.
- Todos somos como esta jóia. Valiosos e únicos e andamos pelos mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem.
(Autor desconhecido) 


The Ring
How much are you worth?
-Come here, teacher, why do I feel so little thing, I have no strength to do anything. They tell me that I'm no good, I don't do well, I'm lazy and stupid. How can I improve? What can I do to appreciate me more?
The teacher, without looking at him, said:
-I'm sorry young man, but I can't help you, I must first solve my own problem. Maybe later.
And taking a break, said:
-If you help me, I could solve this problem more quickly and then maybe I can help you.
... Of course, professor, stammered the young man, who felt unappreciated and again hesitated to help his teacher. The professor pulled out a ring he wore in the little finger and gave it to the boy and said:
-Get on your horse and go to the market. Should I sell this ring because
do I have to pay a debt. We need to get through the ring as much as possible, but do not accept less than a gold coin. Go and come back with the currency as soon as possible.
The young man took the ring and left. Barely hit the market, began offering the ring to merchants. They looked with some interest, even when young said how much intended for the ring. When the young man mentioned a gold coin, some laughed, others went out without even looking at him, but just a little old man was kind to point to explain that a gold coin was very valuable to buy a ring. Trying to help the young, arrived to offer a piece of silver and a copper Cup, but he followed the instructions not to accept less than a gold coin and refused the offers.
After offering the jewelry to all who passed through the market, shot down by failure mounted on horseback and returned. The young man wished to have a gold coin so that he could buy the ring, thus freeing the concern and his teacher and so may receive help and advice. Went into the House and said:
Professor, I'm sorry, but it's impossible to get what you asked for. Maybe you could get 2 or 3 pieces of silver, but I don't think you can fool anybody about the value of the ring.
-Important what I said, young man, smiling challenged the master. -We must know first the value of the ring. Reassemble the horse and go to the jeweler. Who better to know the exact value of the ring? Say you want to sell it and ask how much he gives you for him. But no matter how much it offers, not the sale. Come back here with my ring.
The young man went to the jeweler and gave him the ring to examine. The jeweler was examined with a Loupe, weighed him and said:
-Tell your teacher, if he wants to get rid of it now, I can't give more than 58 gold coins for the ring.
The young, surprised, exclaimed:
-58 GOLD COINS!
Yes, replied the jeweler, I know that with time could offer around of 70 coins, but whether the sale is urgent ...
Young ran moved to the home of the teacher to tell what happened.
-Sit down, said the professor, and after hearing all the young told him, said:
You're like that ring, a valuable and unique jewelry. And that can only be evaluated by an expert. I thought anyone could discover its true worth???
And saying that returned to put the ring on her finger.
We're all like this gem. Valuable and unique and we walked by the markets of life by claiming that people inexperienced in value.
(Author unknown) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário